quinta-feira, 27 de junho de 2013

Atividade 1.3

                          Entrevista do Prof. Ladislau Dowbor "educação e tecnologia"



         Através da entrevista de Ladislau Dowbor observamos que devemos sempre estar em busca de novos conhecimentos, inserindo a tecnologia na sala de aula, para despertar o interesse do alunado ampliando seu conhecimento.

            Nós educadores temos que estar atentos as novas TIC’S, para que podermos preparar os nossos alunados a vida profissional, que cada dia aparece necessidade de estamos requalificando e oferecendo uma educação de qualidade. Temos sempre que refletir na nossa pratica profissional, o que queremos dos educandos? Quem estamos formando? Vale á pena lembrar: que cidadão formará, para a sociedade? A escola deve estar preparada a essa formação, pois vivemos numa sociedade que muda muito rápido e onde, cada vez mais as informações assume o papel de destaque, desenvolver a capacidade de transformar essas informações em conhecimento é um desafio da escola.




Observação: trabalho realizado em grupo (Cristiana, Lucineia, Rosa)

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O que é ser professor hoje? Quem sou eu nesse contexto?

     Ser professor hoje e mais complexo do que no passado, pois, temos que vencer o grande desafio existente no cotidiano escolar. Não podemos ser um mero transmissor de conhecimento, não apenas uma pessoa que trabalha numa sala de aula, e sim um organizador de aprendizagens, via os meios informáticos.   O docente hoje tem que saber organizar o trabalho de ensino visando o  melhor aprendizado do aluno, criando situações que favoreçam o estudante a encontrar sentido para aquilo que está estudando. 
    O professor deve ser capaz de reelaborar no sentido da sua transposição didática, no sentido da sua capacidade de ensinar os alunos, através das novas TIC`S, sendo um pensador  capaz de repensar criticamente sua prática  em seu campo de atuação. 
     O professor e um especialista que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele.
 


Observação: trabalho realizado em grupo,(Cristiana, Lucineia)



domingo, 9 de junho de 2013

 O desafio de converter informação em conhecimento.



O mundo hoje é um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que o Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. Por isso, é que devemos ter o cuidado ao passar para o aluno as informações de forma significante, despertar nos alunos a vontade de aprender e, através da informática buscar conhecimentos que irão facilitar a sua vida. Ou como afirma Juan Ignacio, a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem. Onde esses conhecimentos serão usados no seu dia a dia.
Então, docente e discente terão de aprender a lidar com as novas tecnologias para adquirir as informações necessárias para sua formação profissional e pessoal. Como se percebe, o desafio não é simples, requer que professores e alunos se preparem para trabalhar com um universo tecnológico no qual eles ainda estão se iniciando.