terça-feira, 26 de novembro de 2013

Projeto Indisciplina na escola



INDISCIPLINA NA ESCOLA

Justificativa: a grande dificuldade de aprendizagem na escola nos levou a desenvolver esse projeto tendo em vista que a mesma é prejudicada pela indisciplina na escola.La Taille afirma que:
(...) crianças precisam sim aderir a regras e estas somente podem vir de seus educadores, pais ou professores. Os ‘Os limites’ implicados por estas regras não devem ser apenas interpretados no seu sentido negativo: o que não poderia ser feito ou ultrapassado. Devem também ser entendidos no seu sentido positivo: o limite situa, dá consciência de posição ocupada dentro de algum espaço social – a família, a escola, e a sociedade como um todo.
Objetivo:
*Diminuir a indisciplina escolar;
*Levar pais ou responsável a participarem da realidade do momento;
*Levar o aluno a refletir sentir necessidade a mudar seu comportamento;
*Estimular o interesse pela aprendizado;
Metodologia:
*Dinâmicas em grupos;
*Palestras com pais, alunos, responsáveis e professores;
*Aulas expositivas;
* Apresentações.
Recursos:
Cartazes, computador, data show, caixa acústica
Cronograma:
*Fazer levantamento dos casos de indisciplina;
*Reunir para planejar a execução do projeto e convidar palestrante;
* Palestra com psicopedagoga Marílluci Rosa Pedrosa;
* Dinâmica;
Avaliação:
Observa se houve uma mudança de comportamento dos alunos a partir do momento que colocamos em pratica o nosso projeto.



Projeto desenvolvido por Cristiana, Portela, Lucineia Moulaz, Sylmara Oliveira, Wanderson Morais e Vanderleia Buttini.
Escola E.E.Fundamental Florizel Lamego Ferrare .
Alunos do Ensino fundamental do
6° ao 9º ano
Mirante da Serra – Ro

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Atividade 3.1 Pedro Demo:

"Desafios da linguagem  do século XXl para aprendizagem na escola"

A educação de hoje é bem diferente da tradicional pela qual fomos educados,
nós hoje, damos mais liberdade para os alunos exporem suas indagações, ideias e curiosidades. Procuramos corresponder satisfazendo suas dúvidas. Sabemos que o uso das tecnologias muito pode ampliar o conhecimento dos alunos, mas nem sempre isso é possível, devido a fatores como a falta de espaço físico e tempo, pois a sala de informática é usada também para outros fins, limitando assim, nossa atuação no uso da tecnologia. 

Em contra partida alguns professores tem aproveitado em suas aulas o uso de celulares para pesquisas diversas na internet.
Diante do que lemos do texto de Pedro Demo, confirmamos a necessidade de termos aulas mais dinâmicas e atrativa com o uso das TC'S e assim aprimorando nossa prática pedagógica e vencendo os desafios da linguagem tecnológica.

Texto produzido pelos professores: Cristiana, Lucineia, Sylmara e Wanderson

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Atividade 2.5

Aula Interdisciplinar de Português e Matemática.

Dividir a turma em grupos de quatros alunos e propor lhes o desafio de resolver charadas de português e matemática.  A partir dos links recebidos onde pesquisarão as melhores atividades e trarão pra sala de aula, desafiando os demais grupos.
http://www.youtube.com/watch?v=IfEDdJ9GrZY

Atividade 2.1

Atividade 2.1
   A experiência de navegar, entre sites educacionais é importante para o aprendizado, pois essa experiência nos permite um conhecimento enriquecedor, nos possibilitando uma grande gama de informações, através dos links navegando por diferentes caminhos.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Atividade 2.3 Conceito de hipertexto

O hipertexto é um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação, como, imagens, textos e etc. Ele vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Existe uma gama de informação que torna quase impossível registrar devido à variedade de informação. Além disso nos permite ser modificado e atualizado sempre que necessário.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Atividade 1.4




Atividade 1.5

Atividade 1.5

                 Papel do professor


Papel do professor e de criar e organizar situações que favorecem a compreensão do mundo e sua própria identidade. O docente deve ser capaz de propiciar situação de aprendizagem aos educando de forma que o estudo tenha autonomia para buscar novas aprendizagens que  privilegia a construção do conhecimento e da aprendizagem integrando os conteúdos curriculares a forma de aprender e ensinar  com o uso das tecnologias.

Atividade 1.4

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
NTE- NUCLEO DE TECNOLOGIA DE JI-PARANÁ
Curso Proinfo Integrado
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Atividade 1.4 – Pesquisa e Análise
Grupo: Cristiana Portela, Lucineia Moulaz, Rosa Caudeira
Disciplina: ___________________________________
Fazer um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizadas.

TECNOLOGIAS
PONTOS RELEVANTES PARA ANALISE
RESPOSTAS
*Computador
*Internet
*Aparelho de DVD
* TV
*Data show
*Aparelho de  som

(1) – As tecnologias e mídias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais?




(2) - Potencializam a produção de propostas pedagógicas?




(3) – Modificam as propostas
 pedagógicas?






(1)
Sim, e primordial nos desenvolvimento das atividades para melhor desempenho das mesmas. As TCI`S colaboram com o professor na criação de situação de aprendizagem, estimulante, favorecendo também a diversificação das possibilidades de aprendizagem.

(2)
As TIC`S elevam e dinamiza a pratica docente com uso das mesmas colaborando na contribuição da informação e do conhecimento dos discentes. A educação e um todo complexo e amplo, envolvendo as instituições de ensino. Focalizando uma reflexão do professor nos dias atuais, questionando sua pratica de ensino e aprimorando seus conhecimentos.

(3)
Sim, pois modificam com as mudanças de paradigmas, que causa transformação no esquema de informação baseada na ligação unilateral entre emissor, mensagem e receptor.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Atividade 1.3

                          Entrevista do Prof. Ladislau Dowbor "educação e tecnologia"



         Através da entrevista de Ladislau Dowbor observamos que devemos sempre estar em busca de novos conhecimentos, inserindo a tecnologia na sala de aula, para despertar o interesse do alunado ampliando seu conhecimento.

            Nós educadores temos que estar atentos as novas TIC’S, para que podermos preparar os nossos alunados a vida profissional, que cada dia aparece necessidade de estamos requalificando e oferecendo uma educação de qualidade. Temos sempre que refletir na nossa pratica profissional, o que queremos dos educandos? Quem estamos formando? Vale á pena lembrar: que cidadão formará, para a sociedade? A escola deve estar preparada a essa formação, pois vivemos numa sociedade que muda muito rápido e onde, cada vez mais as informações assume o papel de destaque, desenvolver a capacidade de transformar essas informações em conhecimento é um desafio da escola.




Observação: trabalho realizado em grupo (Cristiana, Lucineia, Rosa)

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O que é ser professor hoje? Quem sou eu nesse contexto?

     Ser professor hoje e mais complexo do que no passado, pois, temos que vencer o grande desafio existente no cotidiano escolar. Não podemos ser um mero transmissor de conhecimento, não apenas uma pessoa que trabalha numa sala de aula, e sim um organizador de aprendizagens, via os meios informáticos.   O docente hoje tem que saber organizar o trabalho de ensino visando o  melhor aprendizado do aluno, criando situações que favoreçam o estudante a encontrar sentido para aquilo que está estudando. 
    O professor deve ser capaz de reelaborar no sentido da sua transposição didática, no sentido da sua capacidade de ensinar os alunos, através das novas TIC`S, sendo um pensador  capaz de repensar criticamente sua prática  em seu campo de atuação. 
     O professor e um especialista que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele.
 


Observação: trabalho realizado em grupo,(Cristiana, Lucineia)



domingo, 9 de junho de 2013

 O desafio de converter informação em conhecimento.



O mundo hoje é um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que o Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. Por isso, é que devemos ter o cuidado ao passar para o aluno as informações de forma significante, despertar nos alunos a vontade de aprender e, através da informática buscar conhecimentos que irão facilitar a sua vida. Ou como afirma Juan Ignacio, a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem. Onde esses conhecimentos serão usados no seu dia a dia.
Então, docente e discente terão de aprender a lidar com as novas tecnologias para adquirir as informações necessárias para sua formação profissional e pessoal. Como se percebe, o desafio não é simples, requer que professores e alunos se preparem para trabalhar com um universo tecnológico no qual eles ainda estão se iniciando.